Loja Z. Sul: (11) 5041-0514
Loja Z. Norte: (11) 2796-8312

Patinete elétrico: conheça o novo queridinho das ruas

Depois de conquistar pessoas no mundo inteiro, o patinete elétrico chegou ao Brasil rapidamente e já se tornou um meio de locomoção para muitos profissionais em São Paulo. O equipamento que parecia apenas um brinquedo, mostrou grande potência, seja no dia a dia ou em momentos de lazer. 
Aqui no blog já falamos sobre como usar o patinete elétrico corretamente. No artigo de hoje, vamos apresentar algumas informações para quem ainda não conhece o equipamento ou não entende por que faz tanto sucesso. Confira! 
 

Como os patinetes elétricos surgiram?

 
A febre dos patinetes elétricos compartilhados começou no final de 2017, na Califórnia, Estados Unidos. Rapidamente a febre se espalhou pela China, Europa e há cerca de dois anos chegou na capital de São Paulo. Algum tempo depois, outras cidades do país também aderiram à moda. Nas grandes capitais é possível usar um patinete elétrico alugado, diversas capitais oferecem esse serviço. Mas há quem prefira adquirir o seu próprio modelo e usufruir para ir ao trabalho e aproveitar os fins de semana com o equipamento. 
 
Além de ser um veículo pequeno, prático, ecológico, barato e fácil de estacionar, o patinete elétrico se tornou um meio de locomoção importante para pessoas que têm alguma dificuldade. Esse é o caso de Alex Xavier, repórter do Projeto Draft que decidiu fazer um teste com o equipamento e compartilhou sua experiência no portal.
 
“Além de ser naturalmente atrapalhado, convivo há três anos com uma pequena dificuldade motora: um problema neurológico me faz mancar da perna esquerda, que é menos estável. No dia a dia, uso uma bengala para enfrentar os muitos buracos, desníveis e outros obstáculos das calçadas de São Paulo. Fiquei bastante interessado em encontrar um meio de locomoção alternativo para percorrer distâncias curtas. Se passasse pela experiência ileso, talvez aderisse de vez à onda das patinetes elétricas”, explica o repórter.
 
O equipamento pode transportar o condutor nos centros da cidade, de forma rápida, prática e ainda fugir do trânsito. Para quem deseja ter o seu próprio patinete elétrico, a vantagem do veículo é que nos locais em que não é possível utilizá-lo, como ônibus ou metrô, é possível carregar o equipamento, pois são bem leves. Durante a semana é possível ir e voltar do trabalho e guardar o equipamento dentro da empresa. Assim como muitas pessoas já fizeram com os skates, por exemplo. 
 

Como o patinete elétrico funciona?

 
No momento da sua primeira volta com o equipamento, ajuste a altura do guidão para ficar na altura mais adequada para a sua condução. Em seguida, trave o guidão na altura escolhida. Para começar a andar, alguns modelos são ligados em um botão de partida, outros começam a funcionar de forma automática, depois que estão em movimento. Ou seja, basta fazer o mesmo movimento que você faria com um patinete que não é elétrico.
 
O controle do patinete é semelhante ao das motos. Você acelera pelo controle que tem no guidão e usa uma alavanca de freio que fica em frente ao guidão. Como não há legislação que regule o uso desse equipamento, o uso do capacete não é obrigatório, porém recomendamos que você utilize sempre para sua segurança. Alguns patinetes podem alcançar uma velocidade de 50km/h, por isso é importante estar protegido.
Antes de sair dirigindo o seu patinete por aí, faça um teste em um local aberto, com poucas pessoas e seguro. Quer adquirir o seu? Encontre um modelo ideal em nosso site!

Outros Eventos

Voltar ao topo