Esse carrinho charmoso, cheio de estilo e bastante comum no litoral brasileiro chama atenção por onde passa. Por ser um veículo de uso sazonal, pois poucas pessoas têm um buggy como veículo principal, o modelo tende a ficar muito tempo estacionado. Com isso, alguns problemas podem se desenvolver.
Em regiões litorâneas ainda tem o agravante da maresia que pode deteriorar algumas peças. Neste artigo, vamos mostrar alguns problemas que o seu buggy pode apresentar se ficar muito tempo parado. Confira!
O que pode acontecer se você deixar seu buggy parado em casa?
Você tem um buggy no sítio ou na casa de praia e vez ou outra o veículo apresenta problema? Isso pode acontecer por causa do tempo que ele fica parado. Veja alguns fatores que podem prejudicar o seu buggy.
Combustível ressecado
O combustível é um dos maiores causadores de problemas em veículos que passam muito tempo desligados. A gasolina pode secar e causar danos para a bomba, para as válvulas, bicos injetores, carburadores e toda a tubulação de combustível. Além de formar sedimentos que não se dissolvem e entopem as tubulações. Se depois de muito tempo parado, você der partida no veículo com a gasolina seca, alguns componentes do motor podem riscar.
Uma forma de evitar isso é não deixar o Buggy parado muito tempo com o tanque com combustível. Caso já tenha deixado, procure um mecânico especializado para que faça os procedimentos corretos na manutenção do seu Buggy.
O ideal é ligar o motor pelo menos uma vez por semana e manter ligado por uns 30 minutos e sempre abastecer o veículo com combustível que tiver maior octanagem ou comum. Nunca abasteça com combustível aditivado, pois prejudica os carburadores dos produtos.
Envelhecimento dos fluidos
Fluidos velhos podem danificar diversos componentes do veículo, prejudicando seu funcionamento e gerando custos desnecessários. Lembre-se de sempre fazer as trocas conforme as recomendações do fabricante.
Desgaste na pintura
Com o tempo, a maresia e as condições onde o buggy fica parado, a pintura pode sofrer com a oxidação, descascar ou manchar o veículo. Para evitar isso, deixe o carro em um local coberto, se possível com capa protetora. Além disso, a cada seis meses, passe um pano úmido no veículo para remover a poeira. Encerar a lataria também ajuda a conservar a pintura.
Pneus murchos
O carro precisa ter seus pneus calibrados de tempos em tempos, mesmo quando não está em uso. O seu próprio peso vai fazendo com que o pneu esvazie. Os pneus murchos podem deformar a área da borracha que tem contato com o solo, isso pode prejudicar a rolagem do veículo.
A única forma de evitar isso em carros que vão ficar muito tempo sem uso é deixando-o em cima de cavaletes e não em contato direto com o chão.
Ter esses cuidados com o seu buggy vai evitar que você tenha problemas com o veículo nas próximas férias. Sempre que possível, leve-o em um mecânico especializado para fazer uma revisão e conferir se está tudo certo ou se precisa de manutenção. Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.